Quantidade de números sorteados

Análise combinatória

-
C - é a quantidade de combinações possíveis (3.268.760 para a LotoFácil)
-
m - é o universo dos números possíveis (25 para a LotoFácil)
-
p - é o tamanho do agrupamento (15 para a LotoFácil)
-
! - é o fatorial do número
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Universo = 25
-
Aposta = 15
-
Acerto = 15
-
Erro = 10
-
Sorteado = 15


Tabela de probabilidades para se jogar mais de 15 números na LotoFácil
- a chance de acertar 15 é 1 em 4.005,83
- a chance de acertar 14 é 1 em 152,60
- a chance de acertar 13 é 1 em 18,17
- a chance de acertar 12 é 1 em 5,03
- e assim sucessivamente...
- Numa combinação completa de 18 números, o mais fácil é acertar 11.
- Numa combinação completa de 19 números, o mais fácil é acertar 11.
- Numa combinação completa de 20 números, o mais fácil é acertar 12.
- Numa combinação completa de 21 números, o mais fácil é acertar 13.
- Numa combinação completa de 22 números, o mais fácil é acertar 13.
- Numa combinação completa de 23 números, o mais fácil é acertar 14.
- Numa combinação completa de 24 números, o mais fácil é acertar 14.
Grau de dificuldade em ordem decrescente
Para uma aposta com 15 números, o grau de dificuldade decrescente é:
- Acertar 15: 1 chance em 3.268.760
- Acertar 14: 1 chance em 21.791,73
- Acertar 05: 1 chance em 1.088,50
- Acertar 13: 1 chance em 691,80
- Acertar 06: 1 chance em 65,31
- Acertar 12: 1 chance em 59,87
- Acertar 11: 1 chance em 11,40
- Acertar 07: 1 chance em 11,29
- Acertar 10: 1 chance em 4,32
- Acertar 08: 1 chance em 4,23
- Acertar 09: 1 chance em 3,11
Para uma aposta com 16 números, o grau de dificuldade decrescente é:
- Acertar 15: 1 chance em 204.297,50
- Acertar 14: 1 chance em 3.026,63
- Acertar 06: 1 chance em 408,19
- Acertar 13: 1 chance em 162,14
- Acertar 07: 1 chance em 31,75
- Acertar 12: 1 chance em 21,38
- Acertar 08: 1 chance em 7,06
- Acertar 11: 1 chance em 5,94
- Acertar 09: 1 chance em 3,40
- Acertar 10: 1 chance em 3,24
Para uma aposta com 17 números, o grau de dificuldade decrescente é:
- Acertar 15: 1 chance em 24.035
- Acertar 14: 1 chance em 600,88
- Acertar 07: 1 chance em 168,08
- Acertar 13: 1 chance em 49,05
- Acertar 08: 1 chance em 16,81
- Acertar 12: 1 chance em 9,43
- Acertar 09: 1 chance em 4,80
- Acertar 11: 1 chance em 3,77
- Acertar 10: 1 chance em 3,00
Para uma aposta com 18 números, o grau de dificuldade decrescente é:
- Acertar 15: 1 chance em 4.005,83
- Acertar 14: 1 chance em 152,60
- Acertar 08: 1 chance em 74,70
- Acertar 13: 1 chance em 18,17
- Acertar 09: 1 chance em 9,60
- Acertar 12: 1 chance em 5,03
- Acertar 10: 1 chance em 3,56
- Acertar 11: 1 chance em 2,93
Para uma aposta com 19 números, o grau de dificuldade decrescente é:
- Acertar 15: 1 chance em 843,33
- Acertar 14: 1 chance em 46,85
- Acertar 09: 1 chance em 35,38
- Acertar 13: 1 chance em 8,03
- Acertar 10: 1 chance em 5,90
- Acertar 12: 1 chance em 3,24
- Acertar 11: 1 chance em 2,88
Para uma aposta com 20 números, o grau de dificuldade decrescente é:
- Acertar 15: 1 chance em 210,83
- Acertar 10: 1 chance em 17,69
- Acertar 14: 1 chance em 16,87
- Acertar 13: 1 chance em 4,22
- Acertar 11: 1 chance em 3,89
- Acertar 12: 1 chance em 2,59
Para uma aposta com 21 números, o grau de dificuldade decrescente é:
- Acertar 15: 1 chance em 60,24
- Acertar 11: 1 chance em 9,27
- Acertar 14: 1 chance em 7,03
- Acertar 12: 1 chance em 2,78
- Acertar 13: 1 chance em 2,68
Para uma aposta com 22 números, o grau de dificuldade decrescente é:
- Acertar 15: 1 chance em 19,17
- Acertar 12: 1 chance em 5,05
- Acertar 14: 1 chance em 3,41
- Acertar 13: 1 chance em 2,19
Para uma aposta com 23 números, o grau de dificuldade decrescente é:
- Acertar 15: 1 chance em 6,67
- Acertar 13: 1 chance em 2,86
- Acertar 14: 1 chance em 2,00
Para uma aposta com 24 números, o grau de dificuldade decrescente é:
- Acertar 15: 1 chance em 2,50
- Acertar 14: 1 chance em 1,67
Números fixos

- C - é a quantidade de combinações
- m - é a quantidade de números que se quer combinar
- p - é o tamanho do agrupamento (15 para a LotoFácil)
- f - é a quantidade de números fixos
- ! - é o fatorial do número

Analisando-se essa tabela, pode-se escolher diferentes estratégias com o mesmo número de combinações. Por exemplo, para 3.003 combinações (indicado em vermelho), pode-se combinar 20 fixando-se 5, ou combinar 21 fixando-se 7, ou 23 fixando-se 9, ou ainda combinar 25 fixando-se 10.
Apostas em premiações menores
No caso da LotoFácil há premiações para acertos de 11, 12, 13, 14 e 15 números. Assim, os acertos de 11 a 14 são considerados prêmios menores. Deve-se gerar combinações com mais de 15 números e acertar pelo menos a premiação mínima.
A tabela seguinte mostra todas as possibilidades de premiações. As células amarelas indicam a quantidade de números para se gerar combinações. As células verdes indicam os acertos mínimos e suas respectivas premiações. Já as células azuis indicam a quantidade de apostas que serão premiadas em cada faixa de premiação. As células vazias indicam que é impossível atingir determinada premiação jogando-se aquela quantidade de números.
Por exemplo: combinando-se 18 números, gerando-se as 816 combinações possíveis, se o apostador acertar 13 números entre os 18 combinados, necessariamente serão 10 prêmios de 13 acertos, 130 prêmios de 12 acertos e 390 prêmios de 11 acertos. Assim, 530 apostas serão premiadas entre as 816. Em alguns cenários, todas as combinações serão premiadas e em outros não.
É importante levar em consideração que na grande maioria dos casos, um grande número de acertos em premiações menores não cobre o custo da aposta total. Ou seja, a premiação total será menor que o custo total da aposta, gerando enormes prejuízos.
OBS: A tabela foi construída com a utilização do recurso de geração de sumário do LotoClover.
A tabela abaixo mostra todas as possibilidades de acerto mínimo. As células amarelas indicam a quantidade de números a se combinar, as células verdes indicam os acertos de 11 a 15 (acertos dentro dos números combinados e não individualmente em cada combinação) e as células azuis mostram os acertos mínimos para cada caso (acerto individual para cada combinação). As células vazias indicam que não é possível atingir aqueles valores.
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Acertando-se 12 números dentre os 16, há garantia de acertar no mínimo 11 números, em qualquer combinação.
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Acertando-se 13 números dentre os 16, há garantia de acertar no mínimo 12 números, em qualquer combinação.
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Acertando-se 14 números dentre os 16, há garantia de acertar no mínimo 13 números, em qualquer combinação.
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Acertando-se 15 números dentre os 16, há garantia de acertar no mínimo 14 números, em qualquer combinação.
Para combinações de 17 números
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Acertando-se 13 números dentre os 17, há garantia de acertar no mínimo 11 números, em qualquer combinação.
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Acertando-se 14 números dentre os 17, há garantia de acertar no mínimo 12 números, em qualquer combinação.
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Acertando-se 15 números dentre os 17, há garantia de acertar no mínimo 13 números, em qualquer combinação.
Para combinações de 18 números
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Acertando-se 14 números dentre os 18, há garantia de acertar no mínimo 11 números, em qualquer combinação.
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Acertando-se 15 números dentre os 18, há garantia de acertar no mínimo 12 números, em qualquer combinação.
Para combinações de 19 números
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Acertando-se 15 números dentre os 19, há garantia de acertar no mínimo 11 números, em qualquer combinação.
Assim sendo, para combinações de 16, 17, 18 e 19 números é possível jogar uma quantidade menor de combinações, em vez de todas as combinações possíveis, e ainda ter garantia de acerto em premiações menores. Para os demais números 20, 21, 22, 23, 24 e 25 isso não é possível.
Lembrando sempre que essa garantia é relativa, pois tem como pré-requisito que se deve acertar uma determinada quantidade de números dentre os números combinados. Portanto, é necessário contar com a sorte.
O LotoClover é gratuito. Você pode usá-lo, mas não pode vendê-lo nem distribuí-lo.