Aba Apostar
O objetivo da aba Apostar é permitir que o apostador escolha, digitando no volante de entrada, os números nos quais deseja apostar. A escolha dos números é individualizada, sendo necessário selecionar antecipadamente todos os números que serão utilizados na montagem da aposta. O LotoClover irá construir dinâmicamente todas as combinações a partir dos números escolhidos pelo usuário. A montagem da aposta pode ser baseada em filtragem, indexação, conversão de matrizes otimizadas, listagem ou desdobramentos. (OBS: Para trabalhar com lista pronta de combinações, veja o tutorial da aba Analisar).
Painel Volante de seleção: Local para o usuário selecionar em quais números pretende apostar. Para selecionar um número, deve-se clicar nele com o botão esquerdo do mouse. O número selecionado ficará na cor preta. Para desmarcar um número basta clicar nele novamente, ele ficará na cor branca. O painel do volante mostra também o mapa de cores com sugestão de números. Além disso, ao clicar em um número qualquer com o botão direito do mouse, serão apresentados dados estatísticos específicos para o número em questão. Esse painel contém a opção de selecionar todos os números simultaneamente ou limpar todos os números selecionados ou remover o mapa de cores. Possui também um contador de números marcados.
Listar: Ao digitar exatamente 15 números, deve-se clicar nesse botão para enviar a combinação para a tabela contendo a lista de combinações. Esse botão é habilitado apenas quando o painel volante contiver exatamente 15 números.
Desdobrar: Ao digitar mais de 15 números no painel volante, o usuário deve clicar nesse botão para listar todas as combinações derivadas dos números digitados. Serão listadas todas as combinações possíveis. Esse botão só é habilitado quando houver mais de 15 números no painel volante e ocupa o mesmo especo do botão Listar.
Números fixos: Ao digitar mais de 15 números no painel volante, o usuário pode preferir fixar algum número para diminuir a quantidade de combinações. Ao clicar botão Filtrar, uma janela será aberta para que o usuário selecione os números que deseja fixar. Ao confirmar a operação, cada uma das combinações listadas na tabela conterá necessariamente os números previamente definidos como fixos. Se o desejo for apenas fixar números, todas as demais opções de filtragem devem estar desabilitadas (há um botão para desmarcar todos os filtros simultaneamente).
Indexar: Ao digitar mais de 15 números no painel volante, o usuário pode clicar nesse botão para montar aposta com garantia de acertos de 14, 13, 12 e 11 pontos. A indexação das combinações (fechamento) é montada no momento e, portanto, é exclusiva para cada montagem. O usuário tem ainda a opção de limitar a garantia pretendida no fechamento ou limitar a aposta estabelecendo a quantidade máxima de combinações do fechamento.
Desdobrar: Ao digitar mais de 15 números no painel volante, o usuário deve clicar nesse botão para listar todas as combinações derivadas dos números digitados. Serão listadas todas as combinações possíveis. Esse botão só é habilitado quando houver mais de 15 números no painel volante e ocupa o mesmo especo do botão Listar.
Números fixos: Ao digitar mais de 15 números no painel volante, o usuário pode preferir fixar algum número para diminuir a quantidade de combinações. Ao clicar botão Filtrar, uma janela será aberta para que o usuário selecione os números que deseja fixar. Ao confirmar a operação, cada uma das combinações listadas na tabela conterá necessariamente os números previamente definidos como fixos. Se o desejo for apenas fixar números, todas as demais opções de filtragem devem estar desabilitadas (há um botão para desmarcar todos os filtros simultaneamente).
Indexar: Ao digitar mais de 15 números no painel volante, o usuário pode clicar nesse botão para montar aposta com garantia de acertos de 14, 13, 12 e 11 pontos. A indexação das combinações (fechamento) é montada no momento e, portanto, é exclusiva para cada montagem. O usuário tem ainda a opção de limitar a garantia pretendida no fechamento ou limitar a aposta estabelecendo a quantidade máxima de combinações do fechamento.
Matrizes: Se houver mais de 15 números selecionados no volante, o usuário pode converter tais números em aposta através da utilização de matrizes otimizadas. Uma janela será aberta para que se possa selecionar a matriz desejada. Todas as matrizes estão armazenas no repositório online do LotoClover e o download será realizado automaticamente.
Filtrar: Permite ao usuário definir critérios de filtragem para serem aplicados em cada combinação a ser gerada, diminuindo assim o número total de combinações. Ao digitar mais de 16 números no painel volante e clicar nesse botão, será aberta uma janela para que o usuário ajuste os parâmetros do filtro. Os critérios de filtragem podem ser:
- Acertos em sorteios passados;
- Linhas e colunas;
- Linhas e colunas ordenadas;
- Posição de cada número da combinação;
- Combinações de referência;
- Padrões de simetria (horizontal, vertical e diagonal);
- Padrões gráficos e geométricos;
- CSN (Combinational Sequential Number);
- Pares e ímpares;
- Números repetidos em relação ao último sorteio;
- Distribuição dos números abaixo e acima de 13;
- Distribuição dos números entre 9 e 17;
- Distribuição dos números nos eixos X e Y;
- Distribuição dos números nas diagonais principal e secundária;
- Maior sequência e quantidade de sequências;
- Maior Gap e quantidade de Gaps;
- Números primos e série de Fibonacci;
- Números na moldura do volante;
- Somatório dos números que compõem a combinação.
É possível ainda fixar números e indexar a aposta ao mesmo tempo, pois na janela de calibração do filtro é possível também fixar números e selecionar parâmetros para indexação. O LotoClover permite ainda que a configuração do filtro possa ser salva em arquivo e carregada de arquivo, possibilitando a existência de diversas configurações armazenadas para cenários distintos.

Sugestão de Números - Mapa de Cores: O LotoClover sugere números baseado em cálculos estatísticos tendo como referência os sorteios já realizados. O usuário deve escolher a quantidade de sorteios passados sobre os quais devem ser feitos os cálculos. 5 grupos de cores, cada um deles contendo 5 números são definidos. Ao clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do Mapa de Cores, aparecerá uma legenda com a interpretação de cada cor. Os parâmetros estatísticos considerados são:
- Quantidade de ocorrências do número no universo de sorteios já realizados;
- Quantidade de ocorrências do número nos últimos X sorteios, onde o X é definido pelo usuário;
- Desvio do número em relação à média histórica. (Média histórica = Total sorteios * 3/5);
- Quantos sorteios um determinado número não é sorteado (Atraso);
- Ocorrência do número no último sorteio;
Tabela com lista de combinações: Lista todas as combinações e permite ordená-las crescente ou decrescentemente, além de apresentar o índice que a combinação ocupa no universo de combinações específico para a aposta montada pelo usuário. Ao selecionar uma combinação específica na tabela, os dados estatísticos serão apresentados no Painel de informações.
Salvar: Permite salvar a lista de combinações num arquivo tipo texto (TXT).
Imprimir: Permite imprimir a lista de combinações nos volantes originais da LotoFácil.
Enviar: Permite enviar toda a lista de combinações para a aba Conferir ou para a aba Analisar.
Limpar: Elimina todas as combinações tabeladas. Essa ação é permanente e não tem retorno.
Painel Volante de saída: Esse volante é apenas para visualização da distribuição da combinação e não é editável. Nele são mostrados os padrões selecionados no Painel de Informações.
Descartar combinação: Remove uma combinação da tabela.
Conferir intervalo sorteios: Permite conferir a combinação, individualmente selecionada, em um intervalo de sorteios.
Conferir intervalo sorteios: Permite conferir a combinação, individualmente selecionada, em um intervalo de sorteios.
Painel de informações: Apresenta dados estatísticos e informações úteis da combinação selecionada na tabela de combinações. As informações apresentadas são:
- Quantas vezes já acertou 15 pontos, analisando-se todos os sorteios. Clicar com o botão do mouse mostra a lista de sorteios.
- Quantas vezes já acertou 14 pontos, analisando-se todos os sorteios. Clicar com o botão do mouse mostra a lista de sorteios.
- Quantas vezes já acertou 13 pontos, analisando-se todos os sorteios. Clicar com o botão do mouse mostra a lista de sorteios.
- Quantas vezes já acertou 12 pontos, analisando-se todos os sorteios. Clicar com o botão do mouse mostra a lista de sorteios.
- Quantas vezes já acertou 11 pontos, analisando-se todos os sorteios. Clicar com o botão do mouse mostra a lista de sorteios.
- Quantidade de números na moldura e no meio do volante. Clicar com o botão do mouse mostra no volante.
- Quantidade de pares e ímpares. Clicar com o botão do mouse mostra no volante.
- Quantidade de números menores ou igual a 13 e maiores que 13. Clicar com o botão do mouse mostra no volante.
- Número na posição 1. Clicar com o botão do mouse mostra no volante.
- Número na posição 8. Clicar com o botão do mouse mostra no volante.
- Número na posição 15. Clicar com o botão do mouse mostra no volante.
- Quantidade de números primos. Clicar com o botão do mouse mostra no volante.
- Quantidade de números no eixo X, eixo Y e nos eixos X mais Y. Clicar com o botão do mouse mostra no volante.
- Quantidade de números na diagonal principal, diagonal secundária e nas diagonais principal mais secundária. Clicar com o botão do mouse mostra no volante.
- Quantidade de números entre 9 e 17. Clicar com o botão do mouse mostra no volante.
- Quantidade de sequências da combinação;
- Quantidade de gaps da combinação;
- Todas as sequências da combinação e a maior sequência. Clicar com o botão do mouse mostra no volante.
- Todos os gaps da combinação e o maior gap. Clicar com o botão do mouse mostra no volante.
- Ocorrência de algum tipo de simetria horizontal, vertical ou diagonal;
- Índice CSN e o local do índice em relação às combinações de referência;
- Padrão gráfico mina 2x3 e 3x2. Clicar com o botão do mouse mostra no volante.
- Padrão gráfico mina 3x3. Clicar com o botão do mouse mostra no volante.
- Padrão gráfico mina 2x2. Clicar com o botão do mouse mostra no volante.
- Padrão gráfico 3 vertical. Clicar com o botão do mouse mostra no volante.
- Padrão gráfico 3 horizontal. Clicar com o botão do mouse mostra no volante.
- Padrão gráfico 3 inclinado. Clicar com o botão do mouse mostra no volante.
- Distribuição da combinação pelas linhas do volante;
- Distribuição da combinação pelas colunas do volante;
- Distribuição da combinação pelas linhas de forma ordenada;
- Distribuição da combinação pelas colunas de forma ordenada;
- Padrão das linhas;
- Padrão das colunas;
- Soma dos números da combinação;
- Quantidade de números na série de Fibonacci. Clicar com o botão do mouse mostra no volante.
- Quantidade de números repetidos em relação ao último sorteio. Clicar com o botão do mouse mostra no volante.
Fluxogramas